segunda-feira, 30 de abril de 2012

Caros alunos, Bom dia! Como previsto no calendário, faremos nossa avaliação presencial no próximo sábado, dia 05 de Maio, no período da tarde.
A Turma 2ª A realizará a prova das 14h às 15h30 e a turma 2B, das 15h30 s 17h. Durante a semana informarei o número da sala.
O conteúdo será as aulas de 01 a 10, e vocês podem estudar as questões que permearam os fóruns e as atividades. Também estou lançando hoje o nosso último fórum para a avaliação AV1 que ficará aberto por um período de duas semanas.
Boas leituras e até sábado!

Continue lendo >>

quinta-feira, 26 de abril de 2012

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

Início: 25 de Abril de 2012 - 00h 00min
Término: 08 de Maio de 2012 - 23h 55min
Valor da Atividade: 0
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
1: elaborar Resumo do texto: MÉTODO INTUITIVO E LIÇÕES DE COISAS: SABERES EM CURSO NAS CONFERÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO SÉCULO XIX de Analete Regina Schelbauer ( em anexo).
2: Após resumo elaborar um esquema ou mapa conceitual.
ORIENTAÇÕES:
a) O resumo deve conter elementos principais de todo texto e deve ser elaborado em no mínimo em uma e no máximo duas paginas .
b) Em anexo modelo já elaborados por colegas na atividade 2
c) Tanto o resumo quanto o mapa conceitual devem aparecer no mesmo documento.
d) O resumo deve ser elaborado a partir do seu entendimento e com suas palavras.
e) A atividade terá valor de ate 3,0 pontos, portanto, sua nota será lançada no lugar de uma das atividades que teve valor 3,0 e/ ou no lugar de ate três fóruns que teve valor 1,0 cada.
A atividade terá valor de ate 3,0 pontos, portanto, sua nota será lançada no lugar de uma das atividades que teve valor 3,0 e/ ou no lugar de ate três fóruns que teve valor 1,0 cada.  

Continue lendo >>

quarta-feira, 25 de abril de 2012

NOVO BATE PAPO DESENVOLVIDO PARA ESTUDO.

  

Continue lendo >>

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Filme 1984 de George Orwell


John Hurt interpreta Winston Smith, uma figura trágica que se atreveu a se apaixonar numa sociedade totalitária onde as emoções são ilegais. A adaptação do livro famoso de George Orwell, captura cada partícula do desespero frio encontrado no romance. O filme 1984 de George Orwell interpretado pelo ator Richard Burton é mais uma obra-prima trazida em cópia remasterizada. Uma grande produção, vale a pena conferir!



Atenção antes de baixar o filme instale  BitTorrent no seu computador,  pois será ele que vai cuidar do seu download.

Continue lendo >>

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fórum I e II da AV3 - ÉTICA


Fórum I: Explique como deve ser o comportamento ético do profissional da educação.
Fórum II: Descreva segundo Hack o que vem a ser a consciência ética.

Início: 12/04/2012 16:30
 Término: 20/05/2012 23:55

Continue lendo >>

Atividade I e II AV3 - ÉTICA

Atividade: Questões dissertativas

Início: 12 de Abril de 2012 - 17h 00min
Término: 27 de Maio de 2012 - 23h 55min
Valor da Atividade: 6

Atividade I: Faça uma reflexão da importância da educação para a construção da cidadania, ou seja, o encontro dos interesses individuais e coletivos.

Atividade II: Descreva algumas diversidades culturais na formação do povo brasileiro.
Usar as aulas 13 até 16.

Continue lendo >>

ÉTICA - Avaliação

A AV2 ficou marcada para dia 16 de junho de 2012, sábado, na Unidade Memorial, sendo que o 2A realiza a prova das 8h às 9h e o 2B das 9h às 10h.


O conteúdo a estudar é da aula 1 atá aula 15.


Presença obrigatória.


Grato,

Prof. JOSE PAULINO MORATO

Continue lendo >>

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Programa ler e escrever


Continue lendo >>

Avaliação - LEITURA DE PRODUÇÃO TEXTUAL II


Prezados alunos,
Nossa avaliação foi marcada pela coordenação para o dia 26/05/2012, às 8h, no câmpus Memorial.
A sala será divulgada oportunamente.
Apenas lembrando o que já está no cronograma, anexo à disciplina, sobre o conteúdo:
Aulas EAD (0-10) + livro Os jovens e a leitura, de Michèle Petit, Editora 34, enviado anexo em PDF.

Um abraço!
Prof. Wendel

Continue lendo >>

ENCONTRO PRESENCIAL


PREZADOS ALUNOS, BOM DIA!!
TURMAS A E B

DIA 14/04 TEREMOS UM ENCONTRO PRESENCIAL COM A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE.

DISCIPLINA:
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA PESSOAS COM DEF. AUDITIVA

TURMA A: DIA 14/04 ÀS 8H30
TURMA B: DIA 14/04 ÀS 10H00

ESTOU MUITO CONTENTE EM PODER CONHECÊ-LOS PESSOALMENTE.
FIQUEM ATENTOS A SALA E ANDAR OS QUAIS AINDA SERÃO POSTADOS.

MUITO OBRIGADA.
ABRAÇOS

Continue lendo >>

FOUCAULT E NORBERT ELIAS


Vamos a mais um Fórum, que vai validar uma parte da nota da AV2, e é referente às aulas 12 e 13.
PARTE I
Na aula 12, sobre as teorias de Foucault, aprendemos que .
Entende-se que, quando as normas não correspondem a vontade de um conjunto expressivo de uma sociedade, elas podem corresponder a uma coerção por parte de alguns através de técnicas de vigilância, principalmente.
A atividade é a seguinte: 1. Se puderem, assistam ao filme 1984, baseado no livro de George Orwell. Ou então, façam uma pesquisa sobre o mesmo.
2. Estabeleçam uma reflexão a respeito de 1984 e a teoria das relações de poder de Foucault, encontrada na aula 12 da nossa disciplina.
PARTE II

Na aula 13 Norbert Elias afirma que , uma vez que . Parece, então, que a ordem humana é artificial. O homem não a recebe pronta, como herança genética. Ele tem que inventá-la, construí-la. Essa ordem é expressa pelo conjunto de normas, regras, leis, e valores, modos de relacionamento, seja no trabalho, na família ou entre amigos. E, depois de inventada uma certa ordem, reconhecida como justa e verdadeira para uma determinada época, são os homens que julgam seus próprios comportamentos – e do outro --, avaliam se estão de acordo ou contra o que está estabelecido.
A reflexão a ser feita é a seguinte: 1. De que forma você se sente dependente do outro dentro dessa imensa rede que é a sociedade hoje?
2. De que forma você auxilia na modelagem dessa sociedade, uma vez que através das suas atitudes ajuda a construir normas de conduta?
Utilizem os conceitos de Norbert Elias para pensar sobre as questões.
Boa sorte!

Continue lendo >>

ATIVIDADE 3- RELAÇÕES DE PODER EM WEBER E MARX

Atividade: Questões dissertativas



Início: 09 de Abril de 2012 - 10h 00min
Término: 15 de Maio de 2012 - 23h 55min
Valor da Atividade: 3


ATIVIDADE 3: REFERENTE A AVALIAÇÃO 2
AULAS 8 E 9

VAMOS FALAR SOBRE O CONCEITO DE PODER A PARTIR DA LEITURA DE SOCIÓLOGOS IMPORTANTES E DETERMINANTES PARA A INTERPRETAÇÃO DE SOCIEDADE ENQUANTO IDEIA E SOCIEDADE COMO O PRODUTO DAS RELAÇÕES HUMANAS.

PARTE I:

WEBER NOS REFERE-SE A ELE COMO UMA

ASSIM,


A PESQUISA QUE SE PEDE NESSA VERTENTE ÉA SEGUINTE:

1. BUSQUEM 2 EVENTOS/ ACONTECIMENTOS NAS SOCIEDADES AO REDOR DO MUNDO, QUE CARACTERIZEM ESSE CONCEITO DE PODER, DE WEBER.

2. JUSTIFIQUEM AS SUAS ESCOLHAS A PARTIR DAS INFORMAÇÕES DA AULA 8.

PARTE II:

EM MARX ENCONTRAMOS UMA TEORIA QUE FUNDAMENTA AS RELAÇÕES DE PODER NA HISTÓRIA, ATRAVÉS DA LUTA DE CLASSES.

ELE NOS DIZ QUE

MAS,

ASSIM, UMA VEZ QUE AQUELES QUE HOJE DETÉM O CONHECIMENTO. ATRAVÉS DO ESTUDO E DE UM APRIMORAMENTO DAS SUAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS, TORNARAM-SE POR CAUSA DISSO, OS DONOS DOS MEIOS DE PRODUÇÃO, VISTO QUE A MATÉRIA-PRIMA MAIS IMPORTANTE DA ERA DO CONHECIMENTO É A INFORMAÇÃO E QUE O BOM USO DELA É QUE CORRESPONDE A UMA PRODUÇÃO COM VALOR AGREGADO.

ENTÃO, PERGUNTAMOS:

1. SE NOS TORNAMOS PARTE DA CLASSE DOMINANTE, POIS TEMOS ACESSO AO TRABALHO FORMAL, ESTUDO, INFORMAÇÃO E SERVIÇOS, O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA TORNAR- A PARTIR DAS NOSSAS IDEIAS E VALORES-, A CLASSE DOMINADA MENOS ALIENADA E PRECÁRIA?

2. TEMOS CONSCIÊNCIA DE QUE FAZEMOS PARTE DA CLASSE DOMINAN TE, UMA VEZ QUE PODEMOS PARTICIPAR DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ADQUIRIR UM STATUS DE EMPREENDEDORES NA SOCIEDADE, SE ASSIM QUISERMOS E NOS DETERMINARMOS?

Continue lendo >>

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fórum 8 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Início: 02/04/2012 14:30
Término: 25/04/2012 23:55

AULA 8 SOMOS SERES ESSENCIALMENTE SOCIAIS

SOMOS SERES QUE SE AGITAM NUM PALCO....? (SHAKESPEARE) Podemos fazer a seguinte analogia:
1. A sociedade é o palco dos atores sociais.
2. Os papéis encenados pelos indivíduos devem ter determinadas características e lógica de atuação.
3. O roteiro é representado pela cultura.
4. A expectativa é a de que o papel a ser desempenhado pelo ator social esteja adequado à cultura e hábitos de comportamento dessa sociedade.
5. O ator ajusta a sua performance (atuação), conforme o ?clima? ou ?situações? de palco, ou sociais. Aproximando-se mais, ou menos, de uma conduta (ou representação) regular, conforme um melhor desempenho do seu papel.
6. A peça encenada pode vir a ser um sucesso. Ou não. Vai depender da qualidade do roteiro, dos atores e do palco de atuação.
EM VISTA DISSO: QUE PEÇA ENCENAMOS? Olá a todos! Estamos no nosso 4º Fórum e ele tem a pretensão de, a partir dos conceitos de sociedade de Max Weber, nos fazer refletir sobre a nossa atuação nesse palco chamado sociedade. Para isso, propomos as seguintes questões:
Qual é o seu papel na sociedade?
Qual é a sua importância para a sociedade?
Como se sente como ator social?
Você trocaria de papel?
Quais os aspectos positivos e negativos de ser um ator social?
Gostaria de deixar um recado ou uma palavra?

Continue lendo >>

Fórum 4: Os jovens e a leitura - LEITURA DE PRODUÇÃO TEXTUAL II


Tendo em vista que o livro Os jovens e a leitura cairá na avaliação presencial, proponho a seguinte atividade, visando à leitura e ao estudo do mesmo. Instruções:
1. Leia o livro.
2. Apenas retire um trecho, de cinco a dez linhas, do livro em análise e copie e cole no fórum, ou seja, faça uma citação direta.
3. Depois, você irá escolher três citações de outras colegas da sala e comentá-las, escrevendo um texto em torno de cinco linhas cada.
4. Só poderá comentar as citações de outras pessoas, não a própria.
5. Atente para o número de linhas estipulado na citação e no comentário.
6. Ao final da citação, coloque conforme as normas da ABNT de citação direta, ou seja, ponha entre parênteses o sobrenome da autora em maiúsculas, ano de publicação da obra, e página da citação. Exemplo: (SILVA, 2012, p. 300).
7. Caprichem nas respostas, empregando a norma-padrão da língua portuguesa.
8. Não demore para postar a citação, a fim de que dê tempo para os colegas comentarem-na.
9. Bons estudos!

Continue lendo >>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...