quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Fórum avaliativo - 5


O professor de educação infantil visto no estágio

Durante o estudo das cinco aulas indicadas, perceba que logo no início de cada uma delas há um objetivo de aprendizagem. Comente sobre o perfil do professor de educação infantil visto no estágio de acordo com os cinco objetivos das aulas e complemente com algo, se assim julgar necessário. A avaliação deste fórum observará se o aluno contemplou os objetivos de cada uma das aulas destacadas para este fórum, portanto atenção nos comentários! Aos alunos que não fizeram ainda o estágio, aponte este fato e contemple a proposta de forma teórica de acordo com os estudos das aulas. Bom fórum a todos!

  • Início: 23/10/2012 16:00
  • Término: 13/11/2012 23:55
  • Continue lendo >>

    Fórum avaliativo - 4

    Observação das aulas 11, 12 e 13 nos estágios
     Após leitura das três aulas indicadas participe deste fórum nas seguintes etapas:
    1. Indique se está fazendo estágio e se é com crianças de 0 a 3 anos (creche) ou de 4 e 5 anos (pré-escola);
    2. Se está fazendo estágio comente com base no que viu, se não, indique suas considerações sobre as aulas referente aos seguintes aspectos:
    A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO, DO CUIDAR E DO ESPAÇO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
    Não participe apenas uma vez, interaja! Bom fórum a todos!
     Início: 03/10/2012 15:00
    Término: 23/10/2012 23:55

    Continue lendo >>

    Fórum avaliativo - 3

    Refletindo sobre as aulas 8, 9 e 10
    Vamos ver se conseguimos em apenas um fórum dar conta deste assunto tão amplo e necessário para a educação infantil. Peço que em uma mensagem você faça considerações sobre o que entendeu sobre cada um dos subitens das três aulas, de forma clara e objetiva.
    Depois, em outra mensagem, após fazer o exercício da aula 9, comente o que achou deste exercício e destaque como entendeu os principais objetivos da educação infantil. Tente postar uma terceira mensagem com uma conclusão destas 3 aulas para o estágio na formação do pedagogo.
    Este fórum será um grande desafio!
    Está pronto para começar?
    Início: 18/09/2012 12:00
    Término: 05/10/2012 23:55
     

    Continue lendo >>

    Fórum avaliativo - 2

    O estagiário e o primeiro ponto de observação a discutir... Para este fórum temos duas propostas que vão ao encontro de cada objetivo das aulas:
    1) A partir da aula 6 podemos analisar ações do estagiário na instituição escolar, ou seja, a prática de OBSERVAR e de REGISTRAR. Apoiando-se na aula, como devem ser estas duas ações do estagiário? Quem já começou a fazer o estágio conte para nós como está fazendo os registros do que tem observado na escola, isto será muito bom!
    2) Com a aula 7, peço aos que já iniciaram o estágio que digam o que tem observado sobre a escola quanto a sua caracterização e seu planejamento institucional.
    Aos que ainda não iniciaram o estágio, se posicionem sobre as discussões desta aula sobre o planejamento institucional na educação infantil que deve ser observado. Não participem apenas uma vez! Tentem discutir entre vocês, para pensarmos a importância destas duas aulas. Bom fórum a todos! Início: 04/09/2012 21:00
    Término: 18/09/2012 23:55

    Continue lendo >>

    Relatório de Estágio

    Atividade: Questões dissertativas
    Iníncio: 15 de Outubro de 2012 - 18h OOmín
    Término: 29 de Outubro de 2012 - 23h 55min
    Valor da Atividade: 2

    Relatório de Estágio - Parte I 

    Olá! Agora que já discutimos mais da metade das nossas aulas da plataforma e a grande maioria dos alunos estão estagiando na educação infantil, daremos início a composição de nosso relatório de observação. Leia o arquivo anexo com orientações importantes sobre o Relatório que deverá ser elaborado e desenvolva os itens 1 e 2 explicados nas páginas 4 e 5 do anexo. Qualquer dúvida postem no fórum de apoio! Boa atividade para todos!

      Relatório de Estágio - Parte II

     Vamos dar continuidade a composição do relatório de observação do estágio. Leia o arquivo anexo com orientações importantes sobre o Relatório que deverá ser elaborado e desenvolva somente o item 3 - A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Atenção para não mandar o item trocado, pois cada atividade avaliará um tema específico. Seja objetivo e claro no texto! Qualquer dúvida poste no fórum de apoio! Boa atividade para todos!


    Relatório de Estágio - Parte III 

     Olá! Nesta atividade você deverá fazer somente o item 4 do relatório de estágio ? O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Atenção! Cuidado para não mandar o item errado! Qualquer dúvida, estarei no fórum de apoio! Boa atividade!


    Relatório de Estágio - Parte IV 

     Como tivemos um fórum específico sobre o perfil do professor de educação infantil, nesta atividade, vocês deverão contemplar somente o item 6 do relatório de acordo com as orientações anexa - FECHAMENTO DO RELATÓRIO. Porém, os alunos que quiserem mandar também o item 5, podem mandar que farei a correção com muito prazer! Boa atividade!

    Continue lendo >>

    AUTO AVALIAÇÃO

    Prezado aluno, considerando que a auto avaliação tem uma função pedagógica, pois a consciência dos próprios erros e acertos é a melhorforma de conduzir ao aperfeiçoamento, convido-o a realizar uma auto avaliação. Para isso, considere os critérios que se seguem:
    1- Freqüência às discussões nos fóruns.
    2- Leitura dos textos/conteúdos das aulas propostas.
    3- Participação ativa e reflexiva nos fóruns.
    4- Elaboração das atividades solicitadas: pesquisas, leituras realizadas.
    Considerando os conteúdos apresentados:
    - A IMPORTÂNCIA E ORIGEM DA DISCIPLINA DIDÁTICA:
    - Identificar o processo de ensino como objeto de estudo da didática, numa perspectiva ínterdíscíplínar:
    - Como o ensino se relaciona com a aprendizagem;
     - Como nossa prática docente encerra uma visão de mundo, de sociedade, de educação;
    - O papel docente frente às novas exigências educacionais.
    - FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO: QUE FINALIDADE DEVE TER O SISTEMA EDUCATIVO
    -FORMAÇÃO DOCENTE: ELEMENTOS PARA O FAZER DOCENTE
    - A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: DO CONFLITO AO CONTRATO
    - O PROFESSOR E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. ?

    Faça um relato acerca dos conteúdos, conceitos aprendidos. O que ficou? Considere, ainda: ? Importância dos conteúdos apresentados para a sua atuação como Pedagogo, ou seja, para sua formação pessoal/profissional. Avalie a professora da disciplina Didática I nos quesitos abaixo: ? Metodologia das aulas. ? Conhecimento dos assuntos abordados. ? Textos utilizados. ? Relação com a sala. ? Critérios avalíatívos. ? Outros?
    OBS: Prezados alunos, a presente auto avaliação não comporá nota (AV2) mas, como disse, possibilita reflexão sobre nosso processo de ensino e aprendizagem. Desde já agradeço sua participação.
    Abraços Professora Regina Florindo
    Início: 13/11/2012 13:30
    Término: 10/12/2012 23:55

    Continue lendo >>

    FÓRUM VI - Didática

    Prezado aluno, o texto a seguir servirá de referência para as discussões no

    Fórum VI: (AULAS: 15a 20).
    Eu começaria por dizer que, para mim, toda disciplina envolve autodisciplina. Não há disciplina que não gere ao mesmo tempo o movimento de dentro para fora, como não há uma disciplina verdadeira se não há a capacidade. O sujeito da disciplina tem de se disciplinar. Eu diria que há duas disciplinas, em relação às vezes contraditória, que marcam a diferença com a indisciplina. Quer dizer, a indisciplina é a licenciosidade, é o fazer o que eu quero, porque quero. A disciplina é o fazer o que posso, o que devo e o que preciso fazer. Fazer o que é possível na disciplina, tornar possível o que agora é impossível diz respeito necessariamente à vida interior da pessoa. É assim que eu vejo o movimento interno e externo da disciplina. E para isso acho que a presença da autoridade é absolutamente indispensável.?
    (FREIRE, Paulo apud CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007, p. 127).
    Paulo Freire, não excluí a disciplina como necessidade da prática pedagógica, como dispensável no processo ensino e aprendizagem. Afirma que ela deve se iniciar no próprio indivíduo. Assim sendo, como ser um professor ?díscíplínado?, sem ?moldar? nossos alunos, sem eliminar a criatividade, o desenvolvimento da autonomia?
    - É possível disciplinar sem ser disciplinado?
    - O que pensam acerca das idéias expostas no texto de Paulo Freire?
    Conto com a participação de todos
    Abraços Professora Regina Florindo
    Início: 06/11/201210:40
    Término: 26/11/2012 23:55

    Continue lendo >>

    FÓRUM III - Didática


    Início: 11/09/2012 10:20
    Término: 24/09/2012 23:55


    Prezados alunos, para discussão no fórum III, faz-se necessário a leitura das aulas: 05 e 06.
    Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente nos informa que o ensinar não se realiza fora do aprender, pois:
    Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Quem ensina, ensina alguma coisa a alguém. Por isso é que, do ponto de vista gramatical, o verbo ensinar é um verbo transítívo-relativo. Verbo que pede um objeto direto alguma coisa a alguém. Ensinar ínexíste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Foi assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos tempos mulheres e homens perceberam que era possível depois, preciso trabalhar maneiras, caminhos, métodos de ensinar. Aprender precedeu ensinar ou, em outras palavras, ensinar se diluía na experiência realmente fundante de aprender. (FREIRE, 2000, p. 7).   Considerando o acima exposto, discuta:
    - Qual significado da frase: Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender?. Considere para isso os seguintes questionamentos:
    - Qual o papel do professor em sala de aula?
    - Quais as nossas intenções educacionais?
    O que pretendemos que nossos alunos consigam?
    Conto com a participação de todos. Sua opinião é imprescindível para o enriquecimento das discussões.
    Abraços ProP Regina Célia Montefusco Florindo Pessoa

    Continue lendo >>

    FÓRUM II - Didática


    Início: 28/08/2012 11:15
    Término: 10/09/2012 23:55


    Prezado aluno, é importante, para a participação no fórum II, realizar a leitura das
    aulas 03 e 04. Com base no conteúdo das aulas, participe:
    A Didática como área de conhecimento da pedagogia não se estabelece de modo isolado, ela representa as concepções de educação, ensino e aprendizagem de uma determinada época e, portanto,
    está ligada às concepções do que significa escola numa relação entre educação e
    trabalho. (AULA 03) A escola é uma instituição social e, como tal, está inserida na história.
    Ela é uma instituição que sofre influências e influencia aquilo que acontece ao seu redor.
    A Didática é um campo do saber influenciado portodas as mudanças que ocorrem nos
    diferentes níveis da realidade e da cultura, estas, por sua vez, também sendo
    influenciadas pela Didática. Considerando os fragmentos de textos acima apresentados,
    responda:
    - Como deve ser a escola (e as aulas) para as crianças e os jovens de hoje?
    - Que busque não só reproduzir as mazelas, injustiças sociais, mas que influencie aquilo
    que acontece ao seu redor?
    Conto com a participação de todos, na troca de opiniões, de experiências, de conhecimentos.
    Abraços a todos Professora Regina Célia Montefusco
    Florindo Pessoa

    Continue lendo >>

    ATIVIDADE II

    Questões dissertativas
     Iníncio: 28 de Agosto de 2012 - 11h 45min
    Término: 15 de Outubro de 2012 - 23h 55min
    Valor da Atividade: 3

    ATIVIDADE II Prezados alunos, considerando o conte?da aula 03: 
    As diferentes concepções da Didática - estabelece um paralelo entre as seguintes concepção da Didáca: 1- Abordagem comportamentalista;
    2- Tendencia tradicional. Considere para isso, os seguintes aspectos:
    a) papel do professor;
    b) concepçãos de ensino, de aluno e de avaliação da aprendizagem.
    Bom trabalho Professora Regina C?a Montefusco Florindo Pessoa

    Continue lendo >>

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...