Instruções e Roteiro de Análise sobre os contos de fadas
O trabalho deverá ser feito em grupo. Abaixo segue o título do conto e o número do aluno. Verifique a tabela ao final desse documento para saber em qual grupo você está.
a. Pele de asno – Charles Perrault (do aluno 1 ao 10)
b. O pequeno Polegar – Charles Perrault (do aluno 11 ao 20)
c. Barba azul – Charles Perrault (do aluno 21 ao 30)
d. A roupa nova do imperador – Hans Christian Andersen (do aluno 31 ao 40)
e. A pequena vendedora de fósforos – Hans Christian Andersen (do aluno 41 ao 50)
f. A pequena sereia – Hans Christian Andersen (do aluno 51 ao 60)
g. O patinho feio – Hans Christian Andersen (do aluno 61 ao 69)
Observações:
1. Ler o conto O gato de botas, de Charles Perrault, para entender as respostas/exemplos abaixo;
2. Dica: ao fazer a análise simbólica do conto, consultar um Dicionário de símbolos para ter uma base e depois verificar se no conto em análise cabe uma das explicações do dicionário, ou seja, não basta apenas dizer que no dicionário vermelho significa amor, mas sempre contextualizar o significado dentro da história, interpretando outros efeitos de sentido. Isso porque, no texto literário, nada é aleatório, tudo é relação, possui diferentes sentidos e significados. Pode-se encontrar dicionários de símbolos em bibliotecas grandes, mas em anexo segue um, ainda que bem simples. Caso o símbolo pesquisado não esteja em nenhum dicionário de símbolos, tente interpretá-lo considerando o contexto do conto.
3. Procure usar uma boa tradução das histórias. Recomendo os seguintes livros:
Contos de fadas de Perrault, Grimm, Andersen e outros. (Apresentação de Ana Maria Machado; Ed. Zahar). No site www.gatosabido.com.br você consegue comprar o livro digital e baixá-lo.
Histórias maravilhosas de Andersen (Trad. Heloísa Jahn; Editora Companhia das Letrinhas);
Contos de Fadas – Charles Perrault (Tradução de Monteiro Lobato, Ed. Companhia Nacional
4. Cada membro do grupo deverá enviar o trabalho completo anexo, até a data, com o nome de todos os integrantes.
Roteiro de análise: atividade sobre os contos de fadas/maravilhosos
1. Citar o título do conto, autor e tradutor.
2. Identificar os elementos básicos do texto narrativo: tipo de narrador, personagens, espaço, tempo, enredo e foco narrativo.
3. Resumir o conto em apenas um parágrafo, de cinco a dez linhas, usando a terceira pessoa.
4. Fazer uma análise do conto, utilizando a aula sobre tipologia textual e outras fontes consultadas, conforme estes passos:
a. Qual o tema principal e secundários que estão presentes nesta história?
Ex. “O gato de botas”: O tema principal é a esperteza; os secundários: malandragem, divisão de bens em família, amor, esperança, indignação, fé nas pequenas coisas...
b. Uma boa história possui um bom conflito. Qual o tipo de conflito principal existente no conto?
R. Exemplo: Em “O gato de botas, o conflito se instaura no início do conto. A situação inicial se desequilibra com a divisão de bens feita pelo pai, ao falecer. O filho mais novo se sente injustiçado ao receber de herança daquele apenas um gato. Portanto, trata-se de um conflito de natureza material/social/familiar, porque o personagem não sabe como irá sobreviver com a herança recebida. Depois, ao longo do conto, outros conflitos se dão em torno da seguinte questão: ficar rico; casar-se (realização pessoal/interior, conflito social) e, num outro plano, nota-se um problema de natureza ética em razão do modo como o gato age para atingir determinado fim.
Note que, no caso, o conflito é de natureza material/social, mas eles também podem ser de outras, como ética, existencial, espiritual...
c. Como o conflito é resolvido na história? Houve a ajuda de alguma entidade “mágica”?
R. Exemplo: No conto em análise, a situação social do filho mais novo é resolvida a partir da esperteza do gato, que emprega a trapaça, ludibria vários outros personagens, com o intuito de atingir este objetivo.
d. A linguagem simbólica dos contos: cores, objetos, elementos e ações simbólicas... o que representam? Interpretar os símbolos mais representativos, uns três, não todos.
R. Em O gato de botas, o principal elemento mágico existente é um animal: o gato. No Dicionário de Símbolos, o gato pode representar, entre outras coisas, esperteza e a clarividência: aquele que tem o saber para resolver os problemas de seu “amo”. Aspectos que constatamos em todo ser humano, sobretudo os espertalhões. Mesmo porque, quando o gato ganha um par de botas, toma a forma bípede, demonstrando, que devemos exergá-lo como um humano mesmo. Aliás, a bota significa a nobreza, sobretudo naquela época, sinal de que a vida do amo, as circunstâncias, começaram a mudar. Mas o fato de ser um gato, um pequeno animal, pode ainda representar a crença nas pequenas coisas, algo que o rapaz não tem de imediato, pois não acredita que um gato pode trazer-lhe a mudança social. Assim, demonstra que às vezes é preciso crer nos aspectos mais simples da vida, pois nossas respostas poderão estar bem ali, à nossa frente.
Ao longo da história, há a floresta, representando o mundo exterior, os desafios, a vida longe daquele que protege: são os momentos e fases nas quais é preciso sair do seio familiar, da proteção dos pais para fazer experiências e, no caso da criança, enfim, crescer.
e. Por que trabalhar esta história com as crianças?
R. Este conto pode ser trabalhado e discutido com as crianças porque há um identificação delas com o protagonista: ambas são pequenas e têm à frente um mundo de desafios, mas eles podem ser vencidos, especialmente se se fizer uso da inteligência, valendo-se, também, da crença, da esperança nas pequenas coisas. Por outro lado, pode discutir com a criança o papel do gato na história, instigando-lhe a refletir sobre ética, ao se perguntar, por exemplo, se o modo como o gato atingiu seu objetivo foi a maneira correta.
f. Análise livre: comentar algum outro aspecto do conto.
Saiba mais:
1. Leia artigo científico que analisa a importância do maravilhoso e combate a ideia, do senso comum, de que esse tipo de texto é apenas didático, violento, sexista ou fantasioso demais:
http://www.univates.br/files/files/univates/editora/arquivos_pdf/revista_signos/ano25_n2_2004/O_maravilhoso_e_o_simbolismo.pdf
2. Vídeo em que a escritora Maria Colasanti explica como começou a escrever contos de fadas:
3. No Youtube (http://www.youtube.com/user/teatrodecontosdefada) há uma coleção interessante sobre os contos de fadas, O teatro dos contos de fadas, exibidos pela TV Cultura: Rapunzel, Mindinha, Cinderela, A pequena sereia, Pinóquio, João e Maria, João e o pé de feijão...
Referências bibliográficas sobre contos de fadas:
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989. (Há um capítulo exclusivo sobre contos de fadas)
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2009. (referência para quem gosta da visão psicanalítica para a interpretação de alguns contos de fadas. Mas lembre-se de que é apenas uma visão, não a única!)
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
______. O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos. São Paulo: DCL, 2003. (Professora da Universidade de São Paulo e referência nacional nos estudos de literatura infantil)
TODOROV, Tzvetan. Literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1979.
Lista dos alunos:
GRUPO 1
1-Aldenora
2-ALINE DE JESUS PISANI
3-ANA CELIA CAMILO DA SILVA
4-ANA MARIA DOS SANTOS EDUARDO
5-ANDRE DA SILVA
6-ANTONIA PEREIRA ALVES
7-ARIANE PEREIRA DA SILVA
8-BIANCA CAMARGO DE ARAUJO
9-CAMILA DE SOUZA SANTOS
10-CELIO CARLOS DE ABREU
GRUPO 2
11-CESAR VICENTE DOS SANTOS SILVA
12-CLAUDINEA DE SOUZA SANTOS
13-DANIELA POLYDORO COSTA DOS SANTOS
14-DANIELE SILVA OLIVEIRA
15-DEISE COSLOVICH
16-EDILENE MARQUES GOMES DA CONCEIÇAO
17-ELAINE OLIVEIRA MENEZES
18-ELIANE DE LIMA SANTOS
19-ELISABETE DE JESUS CINTRA
20-ERANDIR ANA DA ROCHA
GRUPO 3
21-ERIKA RODRIGUES QUEIROZ
22-FABIO SANTANA DE BARROS
23-FRANCISCA SUZETE TRIGUEIRO BERTO
24-GISSELLE APARECIDA APONTE MUNIZ
25-GLICERIA PAIXÃO DOS ANJOS
26-HELLOMAR NATHALIA KARL GUIMARÃES
27-JANAINA FORNAZIER DE MACEDO
28-JANAINA SOARES GOMES PIMENTA
29-JANICE TERESINHA PIZARRO DA ROSA
30-JAQUELINE ELAINE ARAUJO SILVA MOTA
GRUPO 4
31-JESSICA NAYARA RODRIGUES FERREIRA
32-JOSIMARA APARECIDA JANJACOMO
33-JULIANA RITA NOGUEIRA ELOY
34-JÉSSICA MATIAS LOQUETI
35-KARIN NATALY BANDEIRA ASSUNÇAO DE MAGALHAES
36-KELLY CRISTINA DEL PEZZO DA SILVA
37-KETHELEN LANGELI ALVES SILVA
38-LAERTE DE ARAUJO SILVA
39-LETICIA DIAS NOVO PITARELLI
40-LUCIANA OLIVEIRA DE SOUSA SANTOS
GRUPO 5
41-LUCIMARA GROSSI
42-LUISA GARCEZ DE FARIA CARDOSO
43-LUIZ FERNANDO BASILIO BARBOSA
44-MAGNA REGINA DOS SANTOS RIZZO
45-MAISA VICIANA CRUZ CASASANTA
46-MARCIA BARBOSA FERNANDES
47-MARCIA FERREIRA DA SILVA
48-MARCIA MARCIANO
49-MARIA ISRAELY FERREIRA SALVIANO
50-MARIA JOSE DA CONCEICAO SILVA
GRUPO 6
51-MARINES OLIVEIRA PEREZ
52-MARISTELA APARECIDA VICENTINI BERNARDO
53-MARTA DA ROCHA SIMAO
54-MAYARA HELENA CAMARGO DA SILVA
55-MICHAELLA DE MORAES GONÇALVES TERUEL
56-MICHELE CAROLINA TONIN DO NASCIMENTO
57-MICHELE MIRANDA DE SOUZA
58-MIRIAM NUNES FERREIRA
59-ROSIANE ANJOS DOS SANTOS SILVA
60-SARAH BONORA GAMEZ
GRUPO 10
61-SHEILA ALVES DE OLIVEIRA
62-SILENE FELIX DA SILVA
63-SÍLVIA CRISTIANE ANGELO DE SOUZA
64-THIAGO PEREIRA SOUZA
65-VANDERLI FERREIRA DA SILVA
66-VANESSA VIANA DOS SANTOS
67-VERA LUCIA FORNITANI ELIAS BARBOSA
68-WERENA DE AVILA E FARIA BERTEZINI
69-ÉRICA LACERDA OLIVEIRA DA COSTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.