quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Atividade: Questões dissertativas - LEITURA DE PRODUÇÃO TEXTUAL II

LEITURA DE PRODUÇÃO TEXTUAL II

Atividade: Questões dissertativas

Início: 25 de Fevereiro de 2012 - 19h 00min
Término: 18 de Março de 2012 - 23h 55min
Valor da Atividade: 3

Atividade 1: análise e refacção de texto


Leia as aulas 2, 4, 6, 7 e 14 para responder a atividade proposta em anexo.


Instruções:
1. A atividade deverá ser encaminha em anexo. 2. Seja claro, objetivo e direto em suas respostas. 3. A proposta da atividade está em anexo. Abra-o e utilize o mesmo arquivo para responder. 4. É crucial ler todas as aulas antes de responder a atividade! 5. Bom trabalho!

Segue um texto com diversos problemas de redação:

A VILÊNCIA VEM DO EGOISMO.
Bom, no mundo de hoje, ao sair na rua, ir pro trabalho, na escola ou pra qualquer outro lugar, o brasileiro, na minha opinião, eu penso que está, muitas das vezes, sujeito um monte de tipos de perigo.
Hoje tem situações em que derrepente é muito duro separar os policiais dos criminosos. Tem Tiroteios, tem brigas tem assaltos prá lá e prá cá tudo junto ao mesmo tempo. Até quando??? Porquê??? É muita falta de sacanage!!!
A raiz do tamanho da coisa, tipo assim, parece que tá no tipo de sociedade onde vivemos, onde parece que cada um só vê o seu quadrado.
Meu, o nosso país necessita de uma administração que faça a diferença, de policial do bem, – onde todo mundo pode trabalhar e viver com sua linda e maravilhosa familia na paz.
Mais quando a sociedade der as mãos, já que a união faz a força, e se preocupar com um lugar melhor pra viver, concerteza a violência vai ficar minúscula. Bem, é o que eu acho. Que Deus nos proteja da violência hoje e sempre. Amém! Fimmmmmm!!!

1. Qual o tipo de texto predominante?
a. ( ) narração b. ( ) dissertação ( ) descrição
2. Qual o tema tratado pelo texto?

3. O texto está em primeira pessoa. Retire um trecho que exemplifica o uso. Nesse caso, o correto é empregar a terceira pessoa. Por quê?

4. Quais os principais problemas apresentados?

Exemplo: ausência de parágrafos, uso palavras de baixo calão...

1. Refaça o texto, utilizando a norma padrão da língua portuguesa (linguagem formal de um estudante universitário), corrigindo os problemas, mas sem alterar o sentido, ou seja, as ideias nele contidas. Pode-se eliminar trechos que julgar pertinente. Procure usar um vocabulário mais sofisticado, utilizando o dicionário para encontrar sinônimos. O título deve ser corrigido e melhorado, pois faz parte da redação e um bom título é essencial.

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