quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FÓRUM VI - Didática

Prezado aluno, o texto a seguir servirá de referência para as discussões no

Fórum VI: (AULAS: 15a 20).
Eu começaria por dizer que, para mim, toda disciplina envolve autodisciplina. Não há disciplina que não gere ao mesmo tempo o movimento de dentro para fora, como não há uma disciplina verdadeira se não há a capacidade. O sujeito da disciplina tem de se disciplinar. Eu diria que há duas disciplinas, em relação às vezes contraditória, que marcam a diferença com a indisciplina. Quer dizer, a indisciplina é a licenciosidade, é o fazer o que eu quero, porque quero. A disciplina é o fazer o que posso, o que devo e o que preciso fazer. Fazer o que é possível na disciplina, tornar possível o que agora é impossível diz respeito necessariamente à vida interior da pessoa. É assim que eu vejo o movimento interno e externo da disciplina. E para isso acho que a presença da autoridade é absolutamente indispensável.?
(FREIRE, Paulo apud CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007, p. 127).
Paulo Freire, não excluí a disciplina como necessidade da prática pedagógica, como dispensável no processo ensino e aprendizagem. Afirma que ela deve se iniciar no próprio indivíduo. Assim sendo, como ser um professor ?díscíplínado?, sem ?moldar? nossos alunos, sem eliminar a criatividade, o desenvolvimento da autonomia?
- É possível disciplinar sem ser disciplinado?
- O que pensam acerca das idéias expostas no texto de Paulo Freire?
Conto com a participação de todos
Abraços Professora Regina Florindo
Início: 06/11/201210:40
Término: 26/11/2012 23:55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...