sexta-feira, 4 de maio de 2012

FÓRUM 5 - Educação e Regeneração da nação

AVALIAÇÃO 3

 Início: 04/05/2012 00:05
Término: 14/05/2012 23:55

Nesse sistema social, o papel da instrução pública encontrava-se estreitamente vinculado ao Estado. A este foi confiada a missão de garantir a segurança, essencialmente necessária à propriedade e à liberdade. O Estado responsável pela propriedade e a liberdade dispunha da força para manter a ordem natural, cujos princípios não se impunham eles mesmos à consciência dos indivíduos. .?(aula 10: 77) ?
[...] o espaço público foi redefinido, iluminado pela recém-instalada iluminação a gás, ruas foram alargadas e a altura dos prédios redefinida, assim como a dimensão de suas janelas e portas. O cenário, geometricamente construído, era regular e simétrico.
[...] Era como se todo processo de transformação ocorrido no espaço burguês tomasse as ruas, pois a sala de visitas e outros interiores ricamente decorados funcionavam em continuidade com os espaços dos cafés, teatro, lojas e casas de concerto onde era conduzida a vida social.? (aula 11 85-86)
[...] a instrução pública tinha como objetivo inculcar nos cidadãos as bases da ordem natural fundamentada na disciplina e na liberdade. Somente ?um raciocínio educado e esclarecido? poderia compreender o quanto era justo o direito à liberdade da propriedade como fundamento de uma nova ordem social.
[...] (aula 10: 77) As citações acima nos remetem ao papel do Estado no controle de toda vida social.


Desse modo solicito que aponte a relação existente entre o papel do Estado; da educação e da urbanização dos espaços na regeneração da nação.
A sua participação nesse fórum consiste em responder:
Para regeneração da nação por que era importante educar a população e urbanizar os espaços?
E qual o papel do estado nesse processo?
Orientações: Para participação nesse fórum leia as aula 10 e 11.


A sua participação deve se pautar apenas nas aulas indicadas. Portanto, não será permitido copia integral da aula, de outros textos, de livros ou internet.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...