sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Fórum 1 - Iniciando nossa conversa

Início: 13/08/2012 00:00
Término: 03/09/2012 17:00

Olá turma, para começar seguem alguns fatos importantes:
*Antes da Constituição de 1988 - creches vinculadas aos órgãos de assistência social ou de saúde. Pré escolas vinculadas ou não à educação.
Constituição de 1988 - creches e pré escolas passaram a fazer parte da educação.
*LDB 9394/96 - Ed. Infantil passou a fazer parte da Ed. Básica, sendo dividida em creches (0 a 3 anos) e pré escolas (4 a 6 anos).
*Em 1998, o MEC publicou o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) trazendo referências para a Ed. Infantil no Brasil.
*A Lei 11.114 de 16 de maio de 2005, torna obrigatória a matrícula das crianças de 6 anos no ensino fundamental. Dessa forma, a Ed. Infantil passa a atender crianças de 0 a 3 anos em creches e de 4 e 5 anos nas pré escolas.
Para participação deste fórum, estudem as aulas 1, 2 e 6, para o embasamento e fundamentação da resposta.
A participação valerá até 1,0 ponto para a AV 1. Neste primeiro fórum, haverá um tempo maior de participação para que vocês possam se organizar.
O prazo máximo será até o dia 03/09 às 17h00. Os demais terão duração aproximada de 2 semanas. Não serão aceitos comentários após a data de encerramento do fórum. Antigamente a Educação Infantil possuía meramente um caráter assistencialista, ou seja, de prestar assistência (fraldas, comida, banho, sono) às crianças atendidas. Até em alguns momentos, as "tias" brincavam com as crianças, mas sem nenhum fundamento pedagógico. Com as novas diretrizes, a Ed. Infantil ganhou um novo olhar e passa a incorporar integralmente as funções de cuidar, educar e brincar. Para saber mais sobre o assunto, assistam o vídeo:

Baseando-se em todas essas informações, elabore uma breve reflexão com as referências obtidas nos estudos, sobre a importância do tripé educar X cuidar X brincar na Ed. Infantil atual e de que forma isso beneficiou as crianças dessa modalidade de ensino. Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...