sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tarefa 1 - em dupla

Início: 21 de Agosto de 2012 - 15h 00min
Término: 11 de Setembro de 2012 - 23h 55min
Valor da Atividade: 3

Olá queridos alunos. Verifiquem as orientações que estão anexadas para a
realização do trabalho em dupla. A relação dos grupos está no email.

Qualquer dúvida estou à disposição.


Tarefa 1: em dupla (3,0) – ATÉ 11/9
A tarefa a seguir valerá até 3,0 pontos para compor a nota da AV1.

BREVE INTRODUÇÃO:
O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) é um
documento expedido pelo MEC em 1998 que traz diversas orientações aos
professores da educação infantil para que reflitam sobre a aprendizagem nessa
faixa etária e estratégias a serem desenvolvidas na sala de aula.
É dividido em 3 volumes abordando diversos tópicos muito úteis para o
trabalho no ambiente escolar.
Brevemente, o volume 1 contém uma introdução que expõe a situação da
criança no país. Para conhecê-lo acessem o link:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf
O volume 2 apresenta caminhos para se construir a identidade e a autonomia
das crianças. Acessem no link:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf
E por fim o volume 3, o maior de todos, abordando o Conhecimento de Mundo
desenvolvido na Educação Infantil. Esse conhecimento é dividido em 6 blocos:
Música, Movimento, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e
Sociedade e Matemática. Esse volume detalha cada uma dessas áreas do
conhecimento e traz orientações ao professor mostrando a base teórica e as
possíveis maneiras de se trabalhar com eles incluindo os objetivos e as
atividades adequadas para cada faixa etária.  

Para acessá-lo: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf 

 ATIVIDADE: Conversem com duas professoras da EDUCAÇÃO INFANTIL (até 5 anos) sobre o processo de alfabetização de seus alunos. Em seguida, elaborem um relato destacando:
O bairro onde cada uma das professoras leciona; - A faixa etária das crianças (de cada delas);
A proposta da escola a respeito do assunto (alfabetização); - As estratégias (atividades) que as professoras utilizam para trabalhar o eixo de Linguagem Oral e Escrita em sala de aula. Concluam a reflexão com suas considerações sobre a questão de se alfabetizar ou não na Educação Infantil. OBS: As aulas 11 e 12 abrangem o conteúdo do eixo de Linguagem Oral e Escrita e podem oferecer maiores informações para fundamentar a sua resposta.
PARA ENVIAR: APENAS UM INTEGRANTE DA DUPLA ENVIA O TEXTO FINAL. O OUTRO RESPONDE APENAS INDICANDO O NOME DA DUPLA.
Boa pesquisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...